A Comissão Nacional de Eleições (CNE) espera concluir, até ao fim da próxima semana, a triagem das candidaturas a membros das Comissões Provinciais de Eleições (CPE) propostos pela sociedade civil.
Para o efeito, a CNE central procedeu a abertura pública, ontem, em Maputo, das candidaturas depositadas pelos diversos interessados em sede do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), a nível provincial que, por sua vez, as remeteu ao STAE central .
Falando durante o evento, o coordenador da Comissão dos Assuntos Legais e Deontológicos na CNE, Rodrigues Timba, explicou que após a abertura, as candidaturas serão analisadas em sede da comissão que dirige onde far-se-á a verificação do perfil de cada candidato.
“Comparados os documentos e os currículos submetidos desse trabalho, sairão os que qualificam as exigências da lei e a subsequente aprovação pela CNE”, explicou.
Acrescentou que o candidato deve reunir, no seu perfil, qualidades estabelecidas por lei, tais como idade mínima de 25 anos, ser um cidadão probo, idóneo e proposto pelas organizações da sociedade civil e no exercício das suas funções eleitorais. O mesmo terá o papel de supervisionar o processo eleitoral e os recenseamentos a nível da província.