20.1 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

COMBUSTÍVEIS: Reservas disponíveis permitem estabilidade até próximo mês

+ Recentes

Troço Montepuez-Mueda int...

Brigadista assassinado na...

Ponte de Baltimore colaps...

Prevalece chuva forte e t...

AS actuais reservas de combustíveis líquidos existentes no país permitem que haja uma estabilidade no fornecimento ao mercado doméstico e, consequentemente, a manutenção dos preços dos produtos derivados até ao próximo mês de Fevereiro.

Neste contexto, a Associação Moçambicana de Empresas Petrolíferas (AMEPETROL),  entende que qualquer alteração do preço dos combustíveis praticado ao público só poderá ser efectuada em Março, altura em que os novos preços dos mercados internacionais se reflectirão nas importações de Moçambique.

De referir que o mercado internacional caracteriza-se, actualmente, por um aumento do preço do barril do petróleo Brent, para entrega no mês de Março. Este incremento está associado, em parte, a escassez de produção, bem como a um incêndio no oleoduto Kirkuk-Ceyhan, que transporta petróleo do Iraque, o segundo maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Em declarações ontem ao “Notícias”, o secretário-geral da AMEPETROL, Ricardo Cumbe, explicou que a organização tem acompanhado com preocupação o agravamento dos preços nos mercados internacionais do petróleo bruto e seus derivados.

De acordo com a fonte, o ajustamento dos preços nacionais depende da alteração de três factores, nomeadamente a taxa de câmbio, introdução ou mexidas nos impostos como direitos aduaneiros, o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), e o CIF (Custo, Seguro e Frete) no transporte marítimo de mercadorias.

Segundo Ricardo Cumbe, dos três factores, o custo CIF tem tido uma tendência de incremento acentuado ao longo dos últimos meses.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques