O governador da província de Nampula, Eduardo Abdula, procedeu hoje à entrega de dois drones à Academia Militar Marechal Samora Moisés Machel para o reforço da vigilância e actuação das Forças Armadas contra o terrorismo.
Trata-se de uma iniciativa que visa modernizar os meios de análise e resposta, numa altura em que o país enfrenta desafios crescentes relacionados com ameaças terroristas. De acordo com o governante, os desafios contemporâneos exigem um fluxo de informação rápido, preciso e seguro, sendo que a introdução de tecnologia avançada permite melhorar a recolha de dados em tempo real e a avaliação de cenários operacionais.
Os meios são uma ferramenta moderna que aumenta a eficiência operacional e a capacidade de resposta das Forças Armadas, permitindo a realizaçao de operações mais seguras e um controlo mais rigoroso das áreas vulneráveis. A Academia Militar assume um papel central, na formação dos quadros que garantem, diariamente, a ordem, a paz e a integridade territorial.
O comandante da Academia Militar Marechal Samora Moisés Machel, Francisco Matarruca, que recebeu os drones, frisou que com os dispositivos, a instituição passa a contar com mais recursos materiais para aprimorar a componente técnica e formativa dos futuros oficiais. As autoridades esperam que os novos meios contribuam para o fortalecimento da segurança nacional, sobretudo num contexto em que ataques de grupos terroristas em Memba já provocaram, para além de mortos, o deslocamento de mais de 80 mil pessoas.
1,3K
Artigo anterior


