Terça-feira, 17 Fevereiro, 2026
Início » EM NAMPULA: Activista social Chota Pachoneia condenado por difamação

EM NAMPULA: Activista social Chota Pachoneia condenado por difamação

Por Jornal Notícias
1,4K Visualizações

O Tribunal Judicial da Cidade de Nampula condenou recentemente o activista social Chota Pachoneia, conhecido como “O Resiliente”, a seis meses de prisão, seis meses de multa e ao pagamento de uma indemnização no valor de um milhão de meticais.
A condenação resulta de um processo de difamação impelido pelo ex-delegado provincial do Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários (INATRO), em Nampula, Hilário Macie, que alegou ter sido difamado pelo activista através da sua página oficial no Facebook e por outros meios.
O activista, que se tem notabilizado nos últimos tempos por abordar publicamente a má actuação de figuras públicas, denunciar alegadas irregularidades no funcionamento de instituições e relatar casos de maus-tratos a trabalhadores entre outros assuntos, considera a condenação ilegal, alegando que a juíza do processo não observou vários princípios fundamentais da justiça.
Falando à imprensa e na sua página oficial, Chota Pachoneia esclareceu que já interpôs recurso junto do Tribunal de Recurso, por entender que a decisão viola princípios legais e democráticos vigentes no país.

Artigos que também podes gostar