A capacidade de resposta aos desafios no mar foi reforçada com a capacitação de equipas moçambicanas em combate a incêndios, busca e salvamento, mergulho, navegação e comunicação marítima. De acordo com o comunicado das autoridades indianas, as formações ocorreram de 9 a 13 de Novembro no Porto da Beira, no âmbito dos 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
Durante os exercícios, técnicos nacionais aplicaram conhecimentos adquiridos com instrutores indianos, em terra e a bordo da embarcação.
No plano social, cerca de 400 membros da diáspora indiana e 300 alunos visitaram o navio, participaram em actividades de sensibilização sobre segurança marítima e interagiram com a tripulação. Sessões de ioga, atendimentos médicos, visita a um orfanato e jogos desportivos foram outras actividades realizadas.
Concluída a capacitação, as equipas moçambicanas iniciaram uma operação de patrulha conjunta na Zona Económica Exclusiva, com a presença de elementos da Marinha, em conformidade com o memorando assinado em 2019, refere o documento.
6,8K


