FUTEBOL DE PRAIA: Somos campeões da COSAFA

0

IVO TAVARES, em Durban

MOÇAMBIQUE sagrou-se na tarde de ontem campeão de futebol de praia da COSAFA ao derrotar, na final, a Tanzania, por 3-1. 

Assim, se fez história nas areias de Durban, mais concretamente na “Beach Soccer Arena”, isto porque foi a primeira vez que uma selecção da modalidade conquista um título, no caso de dimensão regional, que se soma ao de vice-campeão africano, que deu à equipa nacional o direito de participar, pela primeira vez, num campeonato do mundo. 

Sobre o jogo da final em si, importa salientar que Moçambique voltou a provar por que razão era apontado como candidato número um a vencer a competição, pois teve o controlo total do jogo, perante uma Tanzania que na fase de grupos tinha causado enormes dificuldades e que só acabou por ceder nos penalties (4-3). Mas desta vez, não teve hipóteses diante da bem organizada turma nacional. Mabomo e Rachide, no primeiro período, fizeram os golos de Moçambique, que saiu a vencer no primeiro período por 2-1. No segundo período, Júlio Manjate (Arroz), dilatou o marcador, passando o combinado nacional a vencer por 3-1, resultado que não mais se alterou até ao apito final. 

Além do prémio colectivo, Moçambique arrebatou os três individuais que estavam em disputa, o de jogador mais valioso e melhor marcador, entregues a Nelson Manuel, e o de melhor guarda-redes a Manuel Tivane. Sublinhe-se que, Ângelo Tomas foi eleito o homem do jogo na final, mais um prémio para o combinado nacional. 

Refira-se que Moçambique foi a única selecção que não perdeu na COSAFA, tendo ganho na fase de grupos as Comores (8-3) e a Tanzania (4-3 nas grandes penalidades, após empate a quatro bolas). Nas meias-finais venceu a África do Sul por 5-3, tendo em quatro jogos marcado 20 golos e sofrido 11.

+ posts

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.