Mulheres dos distritos de Memba e da Ilha de Moçambique, na província de Nampula, receberam kits pesqueiros, no âmbito do programa “Mais Peixe Sustentável”, uma iniciativa do Governo implementada através do ProAzul.
A acção tem como objectivo melhorar as condições de trabalho das mulheres ligadas à cadeia de valor do pescado e promover maior inclusão no sector pesqueiro. Foram distribuídos 503 bens, entre congeladores, bicicletas, motorizadas, balanças e colmans, equipamentos que irão facilitar a conservação, transporte e comercialização do pescado.
Os meios representam um investimento directo na autonomia das beneficiárias, permitindo maior eficiência e rendimento nas suas actividades. Das mulheres contempladas, 97 pertencem ao distrito de Memba e 99 ao da Ilha de Moçambique.
A entrega dos kits ocorreu na quinta-feira, em Memba, e sexta-feira na Ilha de Moçambique.
O governador de Nampula, Eduardo Abdula, que dirigiu o acto, reafirmou o compromisso do Executivo moçambicano de promover práticas mais inclusivas e sustentáveis, no sector pesqueiro, fortalecendo a participação feminina e impulsionando o desenvolvimento socioeconómico das comunidades costeiras da província de Nampula.
145


