Pelo menos 774 famílias, correspondentes a 3.418 pessoas, ficaram desalojadas na cidade de Cuamba, província do Niassa, em consequência das inundações urbanas registadas quarta-feira, provocadas pela subida do nível das águas dos rios Muanda e Namutimbua.
As vítimas, que residiam em diversos bairros da cidade, em cinco estabelecimentos de ensino transformados em centros transitórios de acolhimento, nomeadamente as escolas Mucuapa-Antena, Josina Machel, Samora Moisés Machel, Cansina e Maguiguana. Esta situação está a afectar significativamente o normal decurso do processo de ensino e aprendizagem.
Perante o cenário, o Governo está a envidar esforços com vista à evacuação das famílias para centros provisórios de acolhimento a serem instalados em zonas consideradas seguras, de modo a garantir melhores condições de assistência.
O administrador do distrito de Cuamba, Jacob Madumba, assegurou que, não obstante a gravidade da situação, não há registo de mortes nem de feridos.


