Quinta-feira, 26 Março, 2026
Início » Japão investe em obras estratégicas em Moçambique

Japão investe em obras estratégicas em Moçambique

Por Jornal Notícias
5,5K Visualizações

Novos investimentos estratégicos do Japão vão transformar Moçambique nos próximos anos, com destaque para a construção de uma barragem de areias em Nacala, província de Nampula, e de uma ponte em Tete.
Avaliadas em mais de 30 milhões de dólares, as obras serão financiadas pela Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e têm início previsto para 2027, reforçando a infra-estrutura nacional e a integração regional. Os projectos inserem-se em três pilares fundamentais: o fortalecimento dos corredores económicos de Nacala, a reconstrução de Cabo Delgado e a resposta aos desafios urbanos de Maputo.
De acordo com a JICA, estas iniciativas beneficiarão não apenas Moçambique, mas também países vizinhos, ao promoverem maior conectividade e resiliência face às mudanças climáticas. A barragem de areias em Nacala, avaliada em 21 milhões de dólares, tem como objectivo proteger a região contra os impactos climáticos e garantir maior segurança hídrica. O início das obras está previsto para Maio de 2027, com a conclusão em Junho de 2029.
Já a ponte em Tete, orçada em 11 milhões de dólares, reforçará a circulação e a segurança das vias de transporte, frequentemente afectadas pelas chuvas intensas. Nos últimos 20 anos, o Japão já investiu cerca de dois biliões de dólares em Moçambique, e pretende manter o mesmo nível de financiamento nos próximos anos.
Para além das infra-estruturas, a JICA continuará a apoiar a formação de professores, em parceria com o IFPELAC e o Instituto de Formação de Professores, com ênfase no ensino de matemática e ciências naturais. Na área de Saúde, a agência prossegue com a implementação das cadernetas materno-infantis, que têm contribuído para reduzir a mortalidade de mães e crianças e ampliar o acesso a serviços básicos.
O cronograma das obras já foi aprovado pelo Conselho de Ministros do Japão e encontra-se em fase de formalização institucional, com contratos firmados junto ao Ministério da Economia e Finanças e ao Conselho Municipal de Nacala. O anúncio foi feito ontem, em Nampula, pelo representante nacional da JICA, Otsuka Kazuki, durante encontro com o secretário do Estado da província, Plácido Pereira, e reforça o compromisso do Japão com o desenvolvimento sustentável do norte de Moçambique.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar