O governador da província de Nampula, Eduardo Abdula, recebeu, hoje, o embaixador da Líbia em Moçambique, Saleh M.M. Elbuaishi, para discutir parcerias em vários sectores, com destaque para a agricultura. Após o encontro deixou garantias de que a província poderá, nos próximos anos, tornar-se um dos principais polos de produção e processamento de arroz em Moçambique, fruto de um robusto investimento líbio.
Segundo Abdula, caberá ao executivo provincial identificar e avaliar as zonas com maior potencial agrícola para receber o investimento. Distritos como Moma, Larde, Mogincual e Liúpo já estão na lista preliminar, por possuírem solos férteis e condições ideais para o cultivo. “Vamos mapear as áreas e avaliar a população local, para depois convidar os parceiros líbios a uma visita técnica e iniciar o processo de instalação”, explicou, destacando que a experiência bem-sucedida da Líbia na província de Gaza servirá de referência. O governador frisou que a prioridade é garantir a empregabilidade de moçambicanos, sobretudo residentes locais.
Já o embaixador Elbuaishi sublinhou que a escolha de Nampula se deve às suas potencialidades agrícolas e à prontidão demonstrada pelas autoridades. O projecto, com capacidade para produzir até 600 toneladas diárias, visa satisfazer as necessidades internas e exportar para países vizinhos. Embora o valor do investimento não tenha sido revelado, o diplomata garantiu tratar-se de um programa “aberto em termos de orçamento” e prioritário para o governo líbio.
1,2K
Artigo anterior


