19.2 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

Matrículas terminam com metas por alcançar

+ Recentes

Troço Montepuez-Mueda int...

Brigadista assassinado na...

Ponte de Baltimore colaps...

Prevalece chuva forte e t...

AS matrículas para o ingresso na primeira classe do ensino público, relativas ao ano lectivo 2022, terminam amanhã, em todo o país, sem o alcance da meta projectada em 1.312.000 crianças que completam seis anos de idade até 30 de Junho próximo.

Até ao momento, estão matriculadas apenas 843.000 crianças, o correspondente a 64.3 por cento do planificado.

A cidade de Maputo e a província com o mesmo nome constituem os centros do país, com um registo abaixo dos 50 por cento de execução cada uma. As províncias de Cabo Delgado, Niassa, Nampula e Tete, embora não tenham alcançado as metas, fixaram-se na ordem dos 80 por cento do planificado

A porta-voz do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), Gina Guibunda, afirmou que “estamos agora a fazer um exercício junto das escolas particulares para aferirmos se a quota de crianças que deveriam ter ingressado nas escolas públicas estará a ser inscrita nas privadas”.

Quando se está a escassos dias do término das matrículas, o MINEDH lança um apelo aos pais e encarregados de educação para que não deixem tudo para o fim e se dirijam às escolas a fim de inscreverem atempadamente os seus educandos.

Segundo Guibunda, para a primeira classe as matrículas são gratuitas bastando os pais se deslocarem às unidades escolares, munidos de qualquer documento de identificação válido, podendo ser o Boletim de Nascimento, Bilhete de Identidade ou a Cédula Pessoal e duas fotografias do tipo passe.

Por outro lado, assegurou que findo o período reservado às inscrições para a primeira classe, decorrerão de 4 a 21 de Janeiro, as matrículas para a 8.ª e 11.ª classe do ensino básico e secundário, depois de divulgados, na primeira semana, os resultados dos exames do ano lectivo 2021.

- Publicidade-spot_img

Destaques