UM mineiro artesanal, de 50 anos de idade, encontra-se detido na cidade de Tete, acusado de falsificar uma guia de circulação com o propósito de facilitar o transporte de carvão mineral para a cidade da Beira, província de Sofala. O minério, extraído numa área concessionada no distrito de Moatize, era transportado por um camião com capacidade para 30 toneladas.
A porta-voz do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) em Tete, Celina Roque, revelou hoje, em conferência de imprensa, que o camião foi interceptado ao longo da Estrada Nacional Número Sete (EN7), concretamente no posto de controlo do Quilómetro 18 (KM 18). O motorista do veículo encontra-se igualmente sob custódia.
“O detido não possuía guia legal para efectuar esta operação. Informou-nos que adquiriu o documento junto de um indivíduo residente na cidade de Moatize. Estamos a seguir pistas que poderão conduzir à sua localização e responsabilização”, assegurou.
Por sua vez, o mineiro alegou que, em tempos, era comum obter este tipo de documento por intermédio das autoridades governamentais. No entanto, referiu que, actualmente, tal já não ocorre, uma vez que as zonas com potencial carbonífero foram entregues a multinacionais, em detrimento das comunidades locais, que também pretendem comercializar este recurso noutros pontos do país. A aquisição informal da guia foi, segundo afirmou, uma alternativa encontrada face a este cenário.


