Quinta-feira, 22 Janeiro, 2026
Início » Moçambique apresenta produção de medicamentos na MIH EXPO-2025

Moçambique apresenta produção de medicamentos na MIH EXPO-2025

Por Jornal Notícias
1,4K Visualizações

A Fábrica Nacional de Medicamentos (FNM) apresenta amanhã “seu caso de sucesso” na produção de medicamentos em Moçambique no âmbito do Mozambique International Health Expo and Summit 2025 (MIH EXPO-2025), evento que se realiza hoje e amanhã, em Maputo.
A apresentação decorrerá durante o painel que abordará o tema “Produção local: investimento na indústria farmacêutica local – Casos de sucesso”.
“A FNM tem estado a empreender iniciativas arrojadas de aumento da capacidade de produção e garantia da qualidade, em resposta aos esforços do Governo de Moçambique que, neste novo ciclo de governação, aposta fortemente na promoção da produção local de medicamentos, com vista a substituir as importações e garantir o pleno abastecimento do Serviço Nacional de Saúde com medicamentos de qualidade e preços acessíveis”, lê-se na nota envida ao “Notícias Online”.
Em 2020 a FNM estabeleceu uma parceria com o Estado Moçambicano que permitiu a constituição da INFARMA Indústria Farmacêutica, uma subsidiária que veio aumentar a capacidade de produção nacional.
“As duas fábricas têm estado há cerca de 10 anos a produzir fármacos essenciais e de categoria global, cobrindo já cerca de cinquenta porcento do consumo do serviço nacional de saúde e contribuindo desde então com várias soluções terapêuticas, incluindo anti-hipertensivos, antibióticos, anti-convulsantes, anti-histamínicos, antidiabéticos, antifúngicos, analgésicos, antibacterianos, antiácidos, antidiarreicos, vitaminas, antimaláricos e anti-retrovirais”, refere, avançando que o início de produção de injectáveis e de vacinas será um marco muito importante para o país. “Permitirá a substituição total da importação de injectáveis de grande volume (soros) e parcial das vacinas, bem assim a afirmação de Moçambique na arena internacional como um país com indústrias de alta tecnologia”.
A FNM e a sua subsidiária INFARMA oferecem no conjunto uma capacidade de produção de mais de 2 biliões de comprimidos, cápsulas e suspensões em pó, mais de 18 milhões de bolsas de injectáveis de grande volume, mais de 50 milhões de doses de vacinas em mais de 100 formulações de medicamentos.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar