MOÇAMBIQUE conquistou, na noite de sábado, o Campeonato Africano de Boxe da Zona IV, prova que vinha decorrendo desde 26 de Fevereiro, no Pavilhão do Estrela Vermelha, capital do país.
Para lograr a proeza, o nosso país arrebatou um total de 14 medalhas, sendo oito de ouro, três de prata e outras três de bronze, suplantando a concorrência do Botswana, que desta vez se apresentou com uma delegação reduzida. Os tswanas terminaram em segundo lugar, enquanto Lesotho ocupou o último lugar do pódio.
As Seychelles ocuparam o quarto posto, enquanto Eswatini terminou em quinto e último lugar. Os pugilistas nacionais ganharam oito das 11 finais que disputaram no sábado, o que faz com que o nosso país mantenha a hegemonia regional com o terceiro título em quatro edições, sendo este o segundo consecutivo. As anteriores proezas foram em 2018 e 2022, sempre em Maputo.
Por razões de vária ordem houve ausências de países que habitualmente fazem parte desta competição, sendo de destacar a África do Sul, um forte candidato ao título, a Zâmbia, que foi segundo na última edição, e Angola.


