18.7 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

Moçambique e Zimbabwe relançam cooperação

+ Recentes

Troço Montepuez-Mueda int...

Brigadista assassinado na...

Ponte de Baltimore colaps...

Prevalece chuva forte e t...

MOÇAMBIQUE e Zimbabwe assumiram ontem, na Beira, a necessidade de relançamento das relações de cooperação bilateral e multilateral no âmbito político-diplomático e económico-comercial.

O compromisso foi assumido ao mais alto nível pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, e pelo seu homólogo daquele país, Emmerson Mnangagwa, no final de uma visita de trabalho deste último a Moçambique.

Na ocasião, foram passados em revista aspectos de interesse comum da região e do continente.

Falando numa conferência de imprensa conjunta, Nyusi reiterou o interesse de Moçambique de ver o fim das sanções económicas contra o Zimbabwe, impostas há cerca de 20 anos por países ocidentais, afectando negativamente a vida no país vizinho.

Reconheceu que o Zimbabwe participa activamente no treinamento das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique no combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado.

Os dois estadistas sublinharam os avanços em Moçambique do Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) das forças residuais da Renamo.

Os sectores dos Transportes e Comunicações, através do Corredor de Desenvolvimento da Beira, Energia, projecção de uma unidade industrial de fertilizantes, mereceram também especial atenção nas conversações bilaterais dos dois países.

- Publicidade-spot_img

Destaques