Com as derrotas ontem da Zâmbia frente ao anfitrião Marrocos (3-0) e do Zimbabwe diante da África do Sul (3-2), aliadas aos empates sem golos entre Angola e Egipto e Comores e Mali, Moçambique garantiu matematicamente a qualificação para os oitavos-de-final do Campeonato Africano das Nações (CAN).
Estes resultados afastam a possibilidade de uma das selecções dos grupos “A” e “B” figurar entre os melhores terceiros classificados, uma vez que já concluíram os seus jogos e não podem ultrapassar os três pontos somados por Moçambique. Desta forma, os “Mambas” asseguram, no mínimo, um lugar entre as quatro melhores selecções classificadas em terceiro lugar.
Mas a Selecção Nacional ainda pode ambicionar uma posição mais elevada no Grupo “F”, podendo mesmo terminar na liderança, caso vença amanhã os Camarões e a Costa do Marfim não consiga triunfar frente ao Gabão, na terceira e última jornada da fase de grupos.
Recorde-se que no CAN se apuram automaticamente para os oitavos-de-final os dois primeiros classificados de cada grupo, bem como os quatro melhores terceiros colocados entre os seis grupos.
Moçambique celebra, assim, uma qualificação histórica para a fase a eliminar da competição, coroando um percurso memorável, marcado pela primeira vitória da sua história no CAN, alcançada 39 anos depois.


