27.5 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

Moçambique vai vender mais energia ao Zimbabwe

+ Recentes

Chuvas destroem mais de m...

CS da ONU: Moçambique ape...

Porta de Titanic vendida ...

Condenados à morte por ho...

MOÇAMBIQUE perspectiva aumentar a quantidade e qualidade de energia fornecida ao Zimbabwe devido à demanda crescente nos sectores de agricultura e indústria mineira do país vizinho.

O anúncio foi feito ontem, em Maputo, pela Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo Ndlovu, no final das conversações oficiais entre o Presidente Filipe Nyusi e o seu homólogo do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, no âmbito da visita de Estado que este efectua desde domingo a Moçambique. 

“Devido à continua demanda do sector da agricultura e indústria mineira do Zimbabwe, estamos a perspectivar o incremento da qualidade de energia fornecida”, afirmou a chefe da diplomacia moçambicana, tendo acrescentado que o fornecimento é feito ao abrigo de um acordo assinado em 1997, entre a Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), a empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM) e a Zimbabwe Energy Supply Authority (ZESA).

A EDM e ZESA assinaram, em Março, um contrato bilateral para o fornecimento de 50MW de energia ao Zimbabwe por um período de três anos. O mesmo constitui uma renovação do acordo anterior, expirado a 31 de Dezembro de 2021 e passa a incluir energia adicional de até 150MW.

Ainda ontem, os dois estadistas testemunharam a assinatura do acordo que transforma a Comissão Mista de Cooperação em Comissão Bi-Nacional, co-presidida pelos dois Chefes de Estado e de Governo, que deverá se realizar uma vez por ano, a começar por 2023, em Moçambique.

No mesmo evento foram assinados memorandos de entendimento nas áreas do ensino superior, ciência e tecnologias, justiça, bem como de busca e salvamento, em caso de acidentes aéreos em cada um dos países.

Nas conversações havidas ontem, Moçambique mostrou interesse em assegurar o fornecimento e controlo dos volumes de água processados nas épocas chuvosa e seca, uma vez que o Zimbabwe está a montante dos cursos de água partilhados pelos dois países, nomeadamente os rios Púnguè, Búzi, Save e Limpopo. 

Verónica Macamo Ndlovu destacou também a existência de um grande interesse comum de cooperar nas áreas de agricultura, turismo e saúde.

Por seu turno, Frederick Shava, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comércio Internacional do Zimbabwe, destacou que nas conversações os dois estadistas exploraram novas áreas de cooperação como educação superior, ciência e tecnologia e inovação.

“Os nossos dois líderes enfatizaram a implementação dos acordos e memorandos de modo a transformar as economias dos dois países, incluindo na melhoria dos padrões de vida dos nossos dois povos”, indicou.

Ainda ontem, o estadista zimbabweano depositou uma coroa de flores em memória dos combatentes da luta de libertação nacional na Praça dos Heróis Moçambicanos, visitou as instalações da EDM e recebeu a chave da cidade de Maputo.

Hoje, Mnanguagwa visita a Central Termoeléctrica de Maputo e será recebido em audiência na Assembleia da República.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques