A Associação dos Músicos Moçambicanos, na cidade de Maputo, acolhe no próximo sábado (13) um encontro artístico que vai unir ritmos vibrantes de Moçambique e sons contemporâneos da Áustria.
Designado “Mozz & Beats – Vibrações Austríacas em Moçambique”, o evento promete uma noite de música ao vivo, intercâmbio cultural e exibição de documentários que celebram ligações entre os dois países.
A iniciativa resulta de uma colaboração entre agentes culturais que, ao longo dos últimos anos, têm dinamizado projectos de produção artística nas províncias de Inhambane e Sofala, nomeadamente: o Studio Bom Dia, Centro Cultural Wagaya, Mango Sound Mozambique e a LD Filmes. O evento conta ainda com o apoio do Fórum Cultural Austríaco de Pretória / Embaixada da Áustria em Pretória.
Em termos de actuações, sobem ao palco os Timbila Muzimba, Danny Ranks, João Marrime & Austro Far I.
De acordo com os organizadores, além da música ao vivo, o público poderá assistir a dois documentários que exploram a riqueza cultural moçambicana, noemadamente: “Timbila”, um filme realizado por Andreas Scheibenreif, que apresenta uma viagem pelo universo das orquestras de timbila em Zavala.
Será igualmente exibido o documentário “Bom Dia Inhambane”, de Falko Purner & Daniel Jarosch, que lança um olhar sobre a cena musical de Inhambane.


