21.6 C
Maputo
Sexta-feira, 20 - Maio, 2022

NO HOSPITRAL CENTRAL: Mais de 100 cidadãos submetidos a cirurgia à catarata

+ Recentes

MAIS de cem pessoas serão submetidas a cirurgia à catarata nos Serviços de Oftalmologia do Hospital Central de Nampula (HCN), no âmbito da campanha que arrancou segunda-feira e que tem como objectivo restituir a visão, sobretudo, aos idosos.

Enquanto as intervenções decorrem, uma equipa de técnicos da área anda em alguns bairros da cidade a mobilizar e sensibilizar as pessoas com problemas de catarata para aderirem à campanha gratuita.

O chefe do Departamento de Oftalmologia do HCN, Sanchos Vinde, explicou que a doença está relacionada principalmente com a idade, por isso a campanha está dirigida a idosos. Porém, disse haver possibilidade de abranger mais pessoas fora do grupo-alvo.

Além das campanhas, têm sido realizadas actividades de rotina nesta unidade sanitária para devolver visão a doentes com catarata, segundo Vinde.

Madalena Afonso, uma das abrangidas pela campanha, louvou a acção, manifestando esperança de recuperar a visão. Afirmou que, logo que voltar a ver, dedicar-se-á a ajudar os outros a aceitarem o tratamento.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques