O MINISTÉRIO da Saúde tem disponíveis, desde ontem, 70 viaturas e 696 motorizadas para alargar a abrangência das campanhas de vacinação aos pontos mais distantes, num investimento de cinco milhões de dólares do Governo e parceiros, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Do total dos meios, 267 serão imediatamente alocados às províncias da Zona Norte, tendo em conta os desafios deste ponto do país.
Ao entregar as viaturas e motorizadas, o ministro da Saúde, Armindo Tiago, afirmou que, apesar da atenção que se dá à vacinação, as várias emergências sanitárias, incluindo a Covid-19, contribuíram para o acúmulo de um número elevado de crianças zero-dose ou sub-imunizadas.
Face ao problema, está em curso o plano de recuperação destas crianças, tendo sido alcançadas na primeira ronda de vacinação 860 mil, das quais 251 mil são zero-dose. Entretanto, estão previstas mais duas rondas em Abril e Maio.
“A recepção das 696 motorizadas irá aumentar a cobertura das brigadas móveis para oferta de vacinas e outras intervenções de saúde comunitária nas áreas mais distantes, onde muitas vezes uma viatura dificilmente chega”, referiu.


