O antigo Presidente da República, Filipe Nyusi, destaca o papel da cultura como factor de união, diálogo e valorização das tradições locais, sobretudo num contexto de reconstrução social.
Nyusi fez este pronunciamento este fim-de-semana, durante a finalíssima da Parada Musical Ikoma Co Cabo Delgado – edição 2025, um programa promovido pela Rádio Moçambique.
Falando ainda na qualidade de convidado, enalteceu a realização da parada como uma iniciativa que promove a coesão social e o fortalecimento da identidade cultural, elementos que considera fundamentais para a consolidação da paz e do desenvolvimento.
Falando aos jornalistas, o antigo Chefe do Estado disse que iniciativas culturais daquela natureza reforçam o sentimento de pertença, promoção da identidade cultural e afirmação de novos talentos.
No que respeita aos prémios, o artista King C venceu a categoria Canção Mais Votada, arrecadando o valor de 100.000 meticais. O prémio de Melhor Canção foi atribuído ao artista Mr. Duro, que recebeu 75.000 meticais.
O Prémio Carreira foi entregue ao músico Ntessa, o concorrente mais velho em prova, premiado com 55.000 meticais. Já Az Kinera, na categoria Melhor Voz, e a cantora Miss Laura, distinguida com o Prémio Revelação, receberam 50.000 meticais cada.
Para além dos valores monetários, cada um dos vencedores foi igualmente contemplado com uma carta de condução, um benefício que pode ser utilizado pelo próprio artista ou cedido a um familiar.
Os finalistas que não conquistaram nenhuma das categorias em disputa receberam, por sua vez, um prémio de participação no valor de 5.000 meticais, atribuído a cada um. (RM)



