20.1 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

Nyusi quer ensino superior que produz técnicos altamente qualificados

+ Recentes

FORNECIMENTO DE BENS E SE...

BACIAS DO SAVE E ANGOCHE:...

Em construção dezanove mi...

Troço Montepuez-Mueda int...

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, disse esta manhã, na cidade de Maputo, que o Governo moçambicano pretende um subsistema do ensino superior inclusivo e em expansão com uma gestão autónoma, com democraticidade, eficiência e que forma técnicos altamente qualificados que produzam conhecimento e relevância local e internacional.

Nyusi falava na abertura da conferência alusiva aos 60 anos do ensino superior em Moçambique e Angola que decorre sob o lema “Consolidar o Ensino Superior de Qualidade”.

O Chefe de Estado reconheceu a relevância dos temas da conferência, nomeadamente: ensino e aprendizagem, empregabilidade, investigação, extensão e inovação, governação, administração e gestão; assuntos estratégicos e transversais, tecnologia de informação e comunicação, transição digital, mudanças climáticas, Covid-19 e género.

“Quando estive na Coreia, foi reconhecido um jovem moçambicano que participou na construção da plataforma flutuante de produção de gás natural, isso foi bom. Significa que podemos fazer mais técnicos daquele calibre. Disseram-me que é um quadro para todo o mundo e para todo tempo da sua vida”, partilhou orgulhoso o Presidente da República.

A realização da conferência científica regional entre Angola e Moçambique alusiva à celebração dos 60 anos do ensino superior é um marco importante para a busca de resposta aos desafios que o mundo enfrenta, afirmou.

Participam da conferência pelouros ministeriais de Moçambique e Angola que tutelam a área do ensino superior, para além da comunidade académica e científica dos dois países, bem como convidados dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques