Segunda-feira, 29 Dezembro, 2025
Início » Oitenta toneladas de arroz para vítimas do terrorismo em Nampula

Oitenta toneladas de arroz para vítimas do terrorismo em Nampula

Por Jornal Notícias
939 Visualizações

Oitenta toneladas de arroz, nove mil pares de sapatos e 30 mil peças de roupa serão disponibilizados às pessoas afectadas pelos ataques terroristas na província de Nampula, numa acção da Fundação de Caridade Tzu Chi Moçambique.
“A situação das pessoas afectadas por estes episódios nos comoveu e, face ao nosso compromisso com as comunidades moçambicanas, decidimos apoiar. Trata-se de uma resposta específica face a uma emergência”, explicou o presidente da Fundação de Caridade de Tzu Chi Moçambique, Dino Foi, momentos após anunciar os donativos durante uma reunião, em Maputo, com a presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), Luísa Meque.
Os apoios são destinados às comunidades de Memba, um distrito do norte da província de Nampula que foi assolado por uma série incursões armadas em Novembro.
Dados tornados públicos pelo governo local no início deste mês estimam que mais 12.000 pessoas que tinham abandonado as suas casas devido aos ataques no distrito de Memba voltaram às zonas de origem em resultado da melhoria das condições de segurança.
“Esta movimentação, de certeza, desestabilizou a vida de diversas famílias e, nós como fundação de caridade, queremos ajudar as autoridades nos esforços para minimizar o impacto do sofrimento destas comunidades”, declarou Dino Foi.
Por sua vez, a presidente do INGD agradeceu pela iniciativa e reconheceu o trabalho da Fundação no apoio às comunidades em Moçambique, destacando a importância do trabalho conjunto no apoio às populações que mais precisam.
“Nós temos acompanhado a intervenção da Tzu Chi no terreno (…) Estamos muito agradecidos porque, de facto, vemos o que vocês estão a fazer pelas comunidades”, disse Luísa Meque, durante uma reunião entre as direcções das duas entidades em Maputo.

Foto: Arquivo

Leia mais…

Artigos que também podes gostar