25 C
Maputo
Sexta-feira, 20 - Maio, 2022

PARA REQUALIFICAÇÃO: Vendedores intimados a libertar Praça da Juventude

+ Recentes

VENDEDORES, mecânicos e taxistas que exercem a actividade na Praça da Juventude, na cidade de Maputo estão, desde ontem, a ser notificados a retirarem-se do local para dar espaço à sua requalificação.

A ordem de saída vem do Conselho Municipal de Maputo (CMM), através do pelouro da Juventude e Cidadania, em coordenação com a Polícia Municipal e da República de Moçambique, depois de ter emitido um comunicado (ontem) a informar que vai encerrar a Praça da Juventude a partir da segunda-feira.

Há muito que o monumento em homenagem aos jovens foi ofuscado pelo comércio informal, criminalidade e enchentes, devido às chuvas.

Em contacto com o “Notícias”, alguns vendedores disseram que foram orientados a apresentarem-se nos mercados arreadores a Praça, mas quando lá foram depararam-se com bancas precárias ou já ocupadas.

A directora-adjunta do pelouro da Juventude e Cidadania, no CMM, Luísa Matabula, contou que após o anúncio do projecto de requalificação da Praça da Juventude em Agosto, seguiu-se uma campanha de sensibilização, durante três meses, para que os vendedores libertassem o local até Novembro.

Reconheceu que a edilidade não dispõe de espaços para transferir os gestores de estaleiros e mecânicos, mas afirmou que os taxistas foram orientados a ocupar praças próximas. Já os vendedores foram direccionados às bancas vazias nos mercados próximos.

- Publicidade-spot_img

Destaques