ELEITO candidato presidencial da Frelimo na III Sessão Extraordinária do Comité Central, que decorreu de 3 a 5 de Maio de 2024, Daniel Chapo nasceu a 6 de Janeiro de 1977 no Posto Administrativo de Inhaminga, distrito de Cheringoma, em Sofala.
Filho de Francisco Chapo (falecido), trabalhador ferroviário, e de Helena dos Santos Chiremba, doméstica, Daniel Chapo é sexto filho de 10 irmãos.
Devido ao conflito armado a família saiu de Inhaminga para o distrito do Dondo, onde teve a sua infância e fez o ensino primário na Escola Primária Josina Machel. Em 1996 conclui a 10ª classe na Escola Secundária do Dondo, seguindo depois para Beira, onde concluiu o nível secundário na “Samora Machel”.
É licenciado em Direito pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Em 2004 fez o curso de conservador e notário no Centro de Formação Jurídica e Judiciária da Matola e no ano seguinte foi destacado conservador e notário na cidade de Nacala-Porto, província de Nampula, fazendo assim a sua carreira profissional nesta área até 2009.
Foi docente na Universidade Pedagógica – Delegação de Nampula – Extensão de Nacala-Porto, leccionando a cadeira de Direito Constitucional e Ciências Políticas.
Fruto do seu trabalho, em 2009 foi nomeado administrador do distrito de Nacala-à-Velha, onde impulsionou a criação de oportunidades de emprego para jovens e articulou a implementação de investimentos de grande envergadura.
Mesmo sendo administrador distrital, em 2014 Chapo decidiu continuar a estudar, formando-se em Gestão de Desenvolvimento na Universidade Católica de Moçambique. Na mesma altura estagiou na Ordem dos Advogados de Moçambique, na qual é Membro Número 544.
É nomeado, em 2015, administrador do distrito de Palma, em Cabo Delgado, e no ano seguinte governador de Inhambane. Em Abril de 2019, enquanto cabeça-de-lista da Frelimo, foi eleito governador de Inhambane.
Casado com Gueta Selemane Chapo, com quem tem três filhos, Daniel Chapo, praticante de basquetebol e futebol-11, fala fluentemente Xi-Cena, Xi-nDau, Xitsua, Português e Inglês.


