Portugal, Bélgica, França e Suécia enviaram ao país 93 toneladas de produtos diversos para reforçar a ajuda humanitária às vítimas das inundações que já afectaram mais de 724 mil pessoas.
Em comunicado conjunto, os quatro países referem que o apoio, que chegou ontem a Moçambique, inclui material médico, bens alimentares, abrigos e equipamentos de água, saneamento e higiene.
A ajuda enquadra-se no mecanismo Relief EU Humanitarian Air Bridge (HAB), para responder às necessidades da população afectada pelas inundações.
De acordo com a Lusa, Portugal enviou 21 toneladas de bens humanitários recolhidos pela Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) e pela Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), compostos maioritariamente por bens alimentares e materiais de abrigo, que serão canalizados através da Aga Khan Moçambique e da Cruz Vermelha Moçambicana.
A França disponibilizou 10 toneladas de material de emergência, incluindo tendas e equipamento individual para armazenamento de água, produtos provenientes do Centro de Crise e Apoio (CDCS) do Ministério para a Europa e os Negócios Estrangeiros, e que vão ser distribuídos no terreno pela Organização Internacional para as Migrações (OIM).


