O país espera aumentar a produção de rubis em 3 por cento em 2026, para mais de quatro milhões de quilates, com a retoma das actividades de uma das empresas que operam no país, segundo dados do Governo.
Nas previsões orçamentais para o próximo ano, o Governo refere esperar uma produção total de 4.062.546 quilates, que compara com os 3.944.219 quilates esperados para este ano e os 3.946.506 produzidos em 2024.
“Esta previsão está associada à paralisação das actividades de produção da terceira maior empresa produtora desta gema”, refere o documento do Ministério das Finanças, citado pela Lusa.
Cerca de 70 por cento dessa produção é actualmente para exportação, que o Governo pretende elevar a 79 por cento até 2029.
541
Artigo anterior


