Sábado, 21 Fevereiro, 2026
Início » Quatro cidadãos condenados por destruição da 3ª. Esquadra em Nampula

Quatro cidadãos condenados por destruição da 3ª. Esquadra em Nampula

Por Jornal Notícias
790 Visualizações

Quatro cidadãos foram condenados nesta quarta-feira pela Sexta Secção Criminal do Tribunal Judicial da Província de Nampula a penas que variam de dois a 26 anos de prisão efectiva, por diversos crimes, incluindo destruição da 3ª. Esquadra da PRM, no bairro de Namicopo, durante as manifestações pós-eleitorais.
Os crimes foram descritos como sendo de homicídio agravado, roubo agravado, posse de armas proibidas e motim. Para além de destruição da esquadra policial, os réus foram responsabilizados pelo assassinato do agente Alberto José, ocorrido em 23 de Dezembro de 2024,  durante as manifestações.
O tribunal considerou que os acusados agiram de forma organizada e violenta, incendiando a esquadra e utilizando armas de fogo para matar o agente da PRM que se encontrava em serviço. A destruição da infra-estrutura policial e os actos de violência foram considerados agravantes para a decisão judicial.  
Além das penas de prisão, os condenados foram obrigados a pagar uma indemnização de quatro milhões de meticais ao Estado moçambicano, valor que será repartido entre eles, como forma de compensar os danos causados à infra-estrutura pública e outros prejuízos resultantes da ação criminosa. 
Os réus também deverão indemnizar a família do agente Alberto José em 250 mil meticais, como reparação pela perda sofrida. A decisão do tribunal foi vista como um marco na responsabilização de actos de violência contra instituições públicas e agentes da ordem em Nampula.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar