25.5 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

Recursos disponíveis para viabilizar II fase do PRAVIDA

+ Recentes

Chuvas destroem mais de m...

CS da ONU: Moçambique ape...

Porta de Titanic vendida ...

Condenados à morte por ho...

CINQUENTA milhões de dólares norte-americanos serão investidos nos próximos anos na construção e reabilitação de sistemas de abastecimento de água no país.

Este investimento, a ser realizado no âmbito da segunda fase da iniciativa Água para a Vida (PRAVIDA), deverá permitir o aumento do acesso à água em 80 por cento nas zonas urbanas e 73 por cento nas áreas rurais.

O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, João Osvaldo Machatine, garantiu que mais de 50 por cento deste montante já está assegurado.

Machatine, que falava há dias, na província de Maputo, na inauguração de um sistema de abastecimento de água na vila de Ressano Garcia, defendeu a necessidade de as fontes de fornecimento do recurso serem sustentáveis para evitar interrupção no fornecimento deste serviço.

“Temos o desafio de encontrar operadores à altura de gerir estes sistemas para que os mesmos tenham durabilidade. É importante que os consumidores honrem a sua parte, pagando as tarifas de água, para que os custos de operação e manutenção permitam a longevidade das infra-estruturas”, apelou Machatine.

Para o governante, a inauguração do sistema de Ressano Garcia reveste-se de importância vital para a região e resulta dos esforços do Governo para reduzir as assimetrias no acesso aos serviços e infra-estruturas sociais pela população que vive nas zonas fronteiriças.

Defendeu a necessidade de os beneficiários fazerem uso racional da água, tendo em conta que se trata de um recurso esgotável, e que os operadores facilitem, subsidiando as ligações para as famílias de baixa renda.

Presente na ocasião, a secretária do Estado na província de Maputo, Vitória Diogo, destacou que o PRAVIDA já beneficiou mais de 22 mil pessoas, o que aumentou a taxa de cobertura de água para 58 por cento.

Lembrou que a província de Maputo é provedora de água para a região metropolitana do Grande Maputo, através das barragens dos Pequenos Libombos e Corumana.

Refira-se que o sistema de abastecimento do bairro 25 de Junho, em Ressano Garcia, foi construído em 12 meses, num investimento de mais de 66 milhões de meticais e prevê beneficiar mais de oito mil pessoas.

- Publicidade-spot_img

Destaques