20 C
Maputo
Quinta-feira, 28 - Março, 2024

Reforçada capacidade de resposta à Covid-19

+ Recentes

Alerto Bia aborda vida e ...

Nyusi diz que Manuel Tomé...

Mensagens enaltecem verti...

INATRO espera fiscalizar ...

O SISTEMA Nacional de Saúde acaba de ver a sua capacidade de tratamento e prevenção de casos graves de Covid-19 reforçada com a entrega ontem, em Maputo, de 840 mil doses de vacina e 60 cilindros de oxigénio.

O donativo, dos Estados Unidos da América no âmbito do mecanismo COVAX, chega numa altura em que vários países registam nova vaga de transmissão e o risco de Moçambique ser atingido é real.

O lote vai juntar-se a mais de cinco milhões de doses que já foram entregues ao Ministério da Saúde. As vacinas, da Johnson & Johnson, fazem parte de um total de 12.481.420 imunizantes a serem disponibilizados ao país em apoio ao Programa Nacional de Vacinação.

O ministro da Saúde, Armindo Tiago, afirmou que é com os vários mecanismos de aquisição de imunizantes que o país pretende atingir 60 por cento da população elegível até ao fim deste ano.

Tiago apelou aos grupos-alvo para se dirigirem aos postos de vacinação e recordou que a terceira fase foi estendida até 20 de Dezembro no país.

Afirmou que a vacina, apesar de prevenir doença grave ou morte, não impede o contágio, daí a necessidade do cumprimento das medidas de prevenção já conhecidas.

“Só assim conseguiremos mitigar o efeito da pandemia e sabiamente e com segurança enfrentarmos uma possível quarta vaga”, advertiu o titular do pelouro da Saúde, que aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os parceiros pelo apoio que têm dado ao país para o controlo da pandemia”.

O embaixador dos EUA, Dennis Hearne, destacou que a vacinação do maior número de pessoas elegíveis é a medida mais eficaz que o país pode adoptar para vencer a Covid-19.

A Organização Mundial da Saúde, através do seu representante Severin Xylander, comprometeu-se a continuar a apoiar os esforços do Governo na resposta à Covid-19, bem como às pessoas afectadas pela insegurança no norte do país, assim como na edificação de um sistema de saúde cada vez mais eficiente.

- Publicidade-spot_img

Destaques