20.9 C
Maputo
Terça-feira, 26 - Março, 2024

RETENÇÃO DA RAPARIGA: Disponíveis fundos para uniforme escolar

+ Recentes

PRM homenageia agentes mo...

Quatro centros de saúde e...

Reforçado apoio para manu...

MAIS de 11,4 milhões de meticais foram desembolsados para financiar a implementação do programa “Eu Sou Capaz”, em Manica.

Tendo como patrona a esposa do Chefe do Estado, Isaura Nyusi, o programa tem como objectivo garantir a retenção da rapariga na escola e combater as uniões prematuras nesta província e também na Zambézia, Cabo Delgado, Sofala e em Maputo (cidade e província). 

Iniciado em Janeiro deste ano, o projecto tem a duração de 40 meses, estando a ser   implementado em parceria com a JOSSOAL, uma associação de jovens da SOALPO, que se dedica à sensibilização das comunidades e jovens para o combate às uniões prematuras, promoção da saúde sexual, reprodutiva e abstinência sexual.

Até ao final deste ano serão adquiridos e distribuídos, na província de Manica, 28 mil pares de uniforme escolar que beneficiarão alunas de 300 escolas primárias de 10 distritos, nomeadamente Chimoio, Gondola, Macate, Manica, Vandúzi, Báruè, Macossa, Tambara, Mossurize e Machaze.

Alberto Sambo, gestor do programa “Eu Sou Capaz” em Manica, disse que tal visa minimizar a vulnerabilidade da rapariga, um extracto social que muitas vezes está sujeita a violações sistemáticas dos seus direitos.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques