O grupo Samba do Rosa celebra amanhã o Dia da Consciência Negra, num espectáculo a realizar-se no Instituto Guimarães Rosa (Centro Cultural Brasil-Moçambique).
Além de música, o evento de amanhã será marcado por momentos de animação e reflexão sobre as manifestações culturais africanas e brasileiras.
“Samba do Rosa” surgiu em Maio de 2024, a partir da reunião de músicos moçambicanos e brasileiros. Dedicado à interpretação de clássicos da música popular brasileira, em especial de seu género mais representativo, o samba, este agrupamento celebra os 50 anos das relações diplomáticas e culturais, além do contínuo intercâmbio musical entre Moçambique e Brasil.
O Dia da Consciência Negra é celebrado a cada 20 de Novembro, no Brasil, sendo o dia da morte de Zumbi dos Palmares, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em São Paulo, no ano de 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam.
“Samba do Rosa” celebra consciência negra em Maputo
924
Artigo anterior


