Ser professor exige vocação

0
114

A DOCÊNCIA deve ser mais do que emprego, tem de ser vocação e missão de construção de uma nação pelos seus principais pilares, que são conhecimento, cidadania responsável e patriotismo.

Este desafio foi lançado ontem pelo Presidente da República, numa mensagem por ocasião do 12 de Outubro, Dia do Professor. Filipe Jacinto disse que ser professor é uma missão educativa, de construção de cidadãos que se revêm na sua pátria e nos seus concidadãos, moldados para optar sempre por acções que visam o alcance de um bem comum cada vez melhor.

O Chefe do Estado congratulou a classe pela sua entrega e dedicação na formação de pessoas para participarem de forma activa na construção do país, mesmo no meio de desafios.

Lembra que em Moçambique o professor, desde sempre, foi e será o farol de milhões de cidadãos que contribuem nas várias vertentes da construção da nação usando os conhecimentos por este transmitidos e fazem-no de elo que conecta Moçambique, com o único objectivo de construir o bem-estar colectivo.

“Nesta data, não nos podemos esquecer dos professores afectados pelas acções dos terroristas no norte da província de Cabo Delgado, que se viram impedidos de continuar com a sua missão”, disse Nyusi, assegurando que o Governo está a envidar esforços para a retorno à normalidade em todo o território nacional, para que nenhum professor ou aluno tenha de abandonar a sua escola, por qualquer que seja o motivo.

Disse igualmente que o Executivo continuará empenhado na melhoria das condições de trabalho dos professores, onde quer que se encontrem afectos.

“Por isso, nesta data, quero, em nome de todos os moçambicanos, do Governo e em meu nome próprio, agradecer e reafirmar o nosso respeito e reconhecimento pelo abnegado trabalho de todos os professores que dão o melhor de si para a formação dos cidadãos para sua participação activa na construção do país. Bem haja o professor, o farol que ilumina o caminho do desenvolvimento”, destacou o Chefe do Estado.

Entretanto, esta manhã Nyusi recebe os membros da Direcção da Organização dos Trabalhadores de Moçambique – Central Sindical (OTM-CS), por ocasião da celebração do 45º aniversário da agremiação.

+ posts

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here