Cerca de 384 mil crianças com idades entre os três meses e quatro anos deverão ser visitadas, entre hoje e segunda-feira, por técnicos de saúde, para a administração de antimaláricos, no âmbito da campanha de quimioprevenção sazonal da malária.
Esta será a segunda dose de antimaláricos que os petizes irão tomar. A primeira foi administrada mês passado, sendo necessário um intervalo de 28 dias entre as doses. Recorde-se que a campanha prolonga-se até Abril do ano em curso e abrange os distritos de Moatize, Angónia, Macanga, Cahora Bassa, Mágoè, Changara, Dôa, Marávia, Zumbo, Chiúta, Chifunde e Marara.
Falando esta quinta-feira à imprensa, o director provincial da Saúde (DPS), Alex Bertil, revelou que cerca de 210 mil crianças tomaram a primeira dose de antimaláricos, representando um alcance de 56 por cento.
Justificou o não cumprimento da meta com constrangimentos causados pela época chuvosa, que afectou a transitabilidade, para além de a campanha ter coincidido com um fim-de-semana, o que dificultou encontrar as crianças em casa. Disse que, para esta ronda, serão utilizadas mais motorizadas e foi reforçada a mobilização comunitária, para garantir que as crianças permaneçam em casa durante a visita das brigadas.
TETE: Arranca administração da segunda dose de antimaláricos
262


