Sábado, 21 Fevereiro, 2026
Início » Urge reforçar ligação entre formação académica e o mercado de trabalho

Urge reforçar ligação entre formação académica e o mercado de trabalho

Por Jornal Notícias
1,6K Visualizações

“É cada vez mais importante reforçar a ligação entre a formação académica e o mundo do trabalho”. Este posicionamento é do Secretário de Estado da Ciência e Ensino Superior, Edson Macuácua, que falava ontem por ocasião da cerimónia de graduação de mais se 300 estudantes do Instituto Superior Mutasa (ISMU).
“Os graduados devem compreender que conhecimento sem aplicação prática perde valor. A criatividade torna-se essencial. A capacidade de resolver problemas torna-se exigência básica. O diálogo entre instituições de ensino, empresas, organizações sociais e governos locais é fundamental para garantir que os jovens ingressem para o mercado de trabalho com competências alinhadas às necessidades reais”, explicou.
“Neste sentido, encorajamos o Instituto Superior Mutasa a manter e aprofundar parcerias inteligentes com instituições nacionais e internacionais, empresas e organizações da sociedade civil. Tais vínculos aumentam a qualidade dos cursos, ampliam oportunidades de estágio e promovem o surgimento de projectos de investigação que respondem aos desafios concretos das comunidades e melhorem a empregabilidade”.
Para Macuácua, a formação académica não tem valor se não estiver acompanhada de valores éticos sólidos. “A integridade é fundamental em qualquer profissão. O país precisa de profissionais que saibam usar o seu conhecimento de forma justa e responsável.

Artigos que também podes gostar