Arrancam hoje as obras de reconstrução da ponte sobre o rio Nguluzane, na cidade de Xai-Xai, província de Gaza. A informação foi avançada pelo presidente do Conselho Municipal de Xai-Xai, Ossmane Adamo, durante uma visita de monitoria aos impactos causados pelas cheias.
Segundo Adamo, as intervenções fazem parte de um conjunto de acções de emergência para restabelecer a circulação rodoviária e minimizar os constrangimentos vividos pela população, sobretudo nas zonas mais afectadas pelas inundações.
A ponte sobre rio Nguluzane liga a zona baixa à alta da cidade de Xai-Xai, uma das vias mais afectadas pela subida do nível das águas. O autarca explicou que grande parte das casas situadas na zona baixa foi engolida pelas cheias, havendo áreas onde a água atingiu níveis de até oito metros.
A fonte revelou ainda que já foram identificados animais mortos em algumas zonas, resultado da impossibilidade de vários criadores de gado retirarem os seus animais a tempo. “Alguns perderam todo o seu efectivo”, lamentou.
Entretanto, a situação começa a melhorar em certos pontos da cidade. Da zona da “Pontinha” até à área do KFC, as águas já recuaram consideravelmente, estando cerca de 20 por cento da cidade livre das inundações. No entanto, as vias de acesso continuam danificadas.
Na Estrada Nacional Número Um (N1), concretamente no bairro 8, foram identificados três cortes profundos, que começam a ser intervencionados a partir de hoje. As obras estarão a cargo do mesmo empreiteiro que trabalhou na reabilitação de infra-estruturas após as cheias de 3 de Fevereiro.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal, a expectativa é que os trabalhos na ponte sobre o rio Nguluzane estejam concluídos até domingo, permitindo que, a partir de segunda-feira, a circulação rodoviária seja restabelecida naquele ponto estratégico da cidade.
563
Artigo anterior


