Domingo, 8 Fevereiro, 2026
Início » DICAS SOBRE SAÚDE: Saiba como preparar o peito para a amamentação

DICAS SOBRE SAÚDE: Saiba como preparar o peito para a amamentação

Por Jornal Notícias
1,4K Visualizações

DURANTE a gravidez, os seios preparam-se naturalmente para a amamentação, uma vez que ocorre o desenvolvimento dos ductos mamários e das células produtoras de leite, além de haver maior irrigação sanguínea no local, fazendo com que as mamas cresçam ao longo da gestação.

Apesar de ser um processo natural, há que se tomar em atenção alguns cuidados simples, como lavá-los apenas com água e certificar-se do posicionamento e pega correctos do bebé durante a amamentação para evitar rachaduras ou fissuras no mamilo.

Entretanto, em caso de dificuldade para cuidar dos seios, deve-se consultar um obstetra, pediatra ou outros profissionais especializados em aleitamento materno para uma avaliação e maior orientação quanto às medidas a serem adoptadas.

Como preparar a mama durante a gravidez

1. Usar um sutiã próprio: durante a gravidez, é recomendado usar um sutiã confortável, de algodão, com alças largas, uma boa sustentação e que não machuque os seios. Esta peça pode ser usada a partir do terceiro trimestre da gestação para a mulher habituar-se e aprender a utilizá-lo.

2. Não esfregar os mamilos: esfregar os mamilos com uma esponja ou toalha pode provocar danos na região, incluindo na pele das mamas. Além disso, esta prática propicia a libertação de ocitocina e estímulo de contracções uterinas, havendo um risco de parto prematuro.

3. Não usar bombinhas de extracção de leite: esta acção também pode provocar contracções uterinas e aumentar o risco de parto prematuro.

4. Fazer um bom pré-natal: isto é essencial para garantir a saúde da mãe e do bebé, realizando exames recomendados pelo obstetra e tirando todas as dúvidas sobre a futura amamentação. Além disso, nas consultas, o médico pode observar a aparência do mamilo, se é invertido ou plano, e dar orientações adequadas para a amamentação correcta.

5. Iniciar a amamentação rapidamente: o primeiro leite, denominado colostro, é muito rico em nutrientes e anticorpos importantes para o bebé. Além disso, o contacto com o bebé e a sucção estimula a produção de mais leite materno.

6. Lavar o seio só com água: O uso de sabonetes ou cremes para a lavagem dos seios não é recomendado, porque pode remover a hidratação natural dos mamilos, aumentando o risco de rachaduras. Entretanto, o próprio leite pode ser usado como hidratante após as mamadas.

7. Arejar os mamilos: isto permite que a pele respire, prevenindo o aparecimento de fissuras ou infecções fúngicas. 

8. Não usar cremes ou pomadas: não é necessário usar pomadas, cremes hidratantes ou outros produtos na aréola ou mamilo, para preparar o peito para a amamentação.

9. Amamentar com frequência sob livre demanda: amamentar com frequência ajuda a evitar o ingurgitamento mamário, especialmente nos primeiros dias após o nascimento do bebé.

10. Posicionar o seio correctamente: evita desconforto e previne fissuras ou rachaduras nos mamilos. Assim, boa parte do mamilo deve estar dentro da boca do bebé durante a amamentação. Além disso, quando a pega é feita correctamente não há dor, o lábio inferior da criança está virado para fora, o seu queixo está tocando a mama e é possível ver pequena parte do mamilo acima da sua boca.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar