Extensionistas galvanizam produção agrícola na capital

0

OS novos investimentos do Governo na contratação de novos extensionistas, aliada a previsibilidade de queda regular das chuvas, fazem antever um crescimento da produção agrícola em cerca de cinco por cento na cidade de Maputo.

Este incremento é também motivado pelos investimentos em insumos agrícolas e meios de produção por via da linha de financiamento e do fomento produtivo do Programa Sustenta.

Os dados foram avançados, na sexta-feira, no distrito Municipal Ka tembe, pelo Secretário de Estado na Cidade de Maputo, Vicente Joaquim, no lançamento da campanha agrária 2021-2022 na capital do país.  

Segundo ele, como resultado dos investimentos efectuados, a cidade de Maputo já conta com um universo de cinquenta e seis extensionistas contra os cinquenta da campanha passada prevendo-se, doravante, um aumento das áreas de cultivo, bem como a intensificação de rendimento com impactos positivos na produção e produtividade agrária no país em geral.

Na ocasião, Vicente Joaquim constatou que a cidade de Maputo já é auto-suficiente no cultivo de hortícolas.

Na componente pecuária, a cidade de Maputo registou, quando comparado com o ano passado, um crescimento de 33 por cento na produção de carne de frango.

As previsões pluviométricas indicam que a presente campanha agrária 2021/2022 será realizada no quadro de um regime de chuvas que irão satisfazer as necessidades hídricas das culturas em campo.

“Para o sucesso da campanha agrária, exortamos os produtores a adoptarem práticas agrícolas sustentáveis e adequadas às condições de solo e do clima desta cidade, bem como para a preservação dos recursos naturais, terra e água”, disse.

Aos extensionistas, Vicente apelou para que tudo façam em prol da assistência aos produtores, realçando que a adopção de tecnologias agrárias é crucial para o aumento da produção e produtividade.

De igual modo, acrescentou, os centros de serviços devem ser aproveitados ao máximo para que a área lavrada seja aumentada e a produção em moldes modernos seja cada vez mais consolidada.

“Por isso, queremos apelar a todos os intervenientes do sector agrário a concertem esforços, nomeadamente produtores, comerciantes, processadores e todos quantos tem um papel preponderante no sucesso do sector”, frisou.

De recordar que a cerimónia central do lançamento da campanha agrária decorreu no distrito de Vandúzi, província de Manica, procedida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.

Abibo Aly
+ posts

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.