21 C
Maputo
Sexta-feira, 29 - Março, 2024

Mais postos de atendimento serao criados na Zambezia

+ Recentes

EDITORIAL

Alerto Bia aborda vida e ...

Nyusi diz que Manuel Tomé...

Mensagens enaltecem verti...

O governo da Zambézia, projecta criar postos de e-BAU (Balcão Único de Atendimento) em seis distritos, com vista a assegurar a celeridade dos serviços públicos ao cidadão. 
Trata-se dos distritos de Alto-Molócuè, Nicoadala, Guruè, Milange, Maganja da Costa e Morrumbala. 
O director executivo do BAU, na Zambézia, Fernando de Carvalho, disse à AIM em Quelimane, capital provincial, que o objectivo é responder a solicitação dos agentes económicos e outros actores locais para a simplificação de suas actividades comerciais. 
Carvalho revelou que, durante o primeiro trimestre de 2019, foram licenciadas na província cerca de 196 unidades empresariais.
No que se refere ao licenciamento simplificado estavam previstas 120 unidades empresais contra 82 licenciadas no período em apreço, traduzindo-se a uma execução de 68 por cento contra 65, o que corresponde um crescimento em 21 por cento.
’’No regime normal, temos também duas vertentes, designadamente comercial e industrial, sendo que no primeiro tinham sido programadas 95, mas acabamos por licenciar 111 unidades empresarias, significando que houve uma execução de acima de 100 por cento, face ao ano de 2018, em que foram licenciadas 101. Registamos um crescimento em 10 por cento’’, disse a fonte. 
No regime industrial tinha sido programado o licenciamento de 20 indústrias, mas apenas se conseguiu licenciar três unidades de pequena dimensão, contra uma registada no mesmo horizonte temporal, referiu Fernando de Carvalho sem, no entanto, avançar detalhes sobre o incumprimento da meta.
Sublinhou que a entrada em funcionamento destas unidades permitiram a criação de 527 postos de trabalho, absorvidos maioritariamente por mão-de-obra local. 

- Publicidade-spot_img

Destaques