19.2 C
Maputo
Terça-feira, 26 - Março, 2024

MISAU investe 14 milhões de dólares em medicamentos

+ Recentes

Troço Montepuez-Mueda int...

Brigadista assassinado na...

Ponte de Baltimore colaps...

Prevalece chuva forte e t...

O Ministério da Saúde (MISAU) investiu 14 milhões de dólares para a compra e distribuição de medicamentos essenciais nos próximos seis meses, anunciou hoje aquele organismo governamental.

"A Central de Medicamentos está a realizar, à escala nacional, a distribuição de ´kits` de medicamentos essenciais de modo a flexibilizar, por um lado, a logística, e, por outro, diminuir custos associados", refere um comunicado do MISAU.

A nota avança que os fármacos estão a ser descarregados nos três principais portos do país, nomeadamente Nacala, Beira e Maputo.

Os ´kits` contêm medicamentos considerados essenciais, entre os quais anti-hipertensores, anti-infecciosos, analgésicos, antimaláricos, antianémicos, anti-hemorrágicos pós-parto e algum material médico-cirúrgico.

Os ´kits` são distribuídos no âmbito do Programa de Medicamentos Essenciais (PME) introduzido no país na década de 1980.

O PME é um instrumento que visa melhorar a disponibilidade dos fármacos à população e permitirá o seu uso racional e garantia de cobertura das necessidades básicas.

- Publicidade-spot_img

Destaques