País regista retoma gradual da economia

0
90

O GOVERNADOR do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, garante que o país regista a retoma gradual da economia, não obstante a situação que se vive na província de Cabo Delgado e o impacto negativo da Covid-19.

A fonte falava, há dias, em Maputo, numa audiência com o embaixador de Moçambique designado para o Estado de Qatar e o alto-comissário de Moçambique no Malawi, Isac Massamby e Elias Zimba, respectivamente, onde apresentou o desenvolvimento da economia do país.

Zandamela destacou ainda a evolução dos principais indicadores macroeconómicos, tendo referido que, apesar de ter decrescido em 2020, o Produto Interno Bruto (PIB) registou um crescimento na ordem de dois por cento no segundo trimestre do presente ano, reflexo do incremento da procura externa.

No que se refere à inflação, informou que permanece baixa e estável a nível de um dígito (5,6 por cento em Agosto de 2021).

Relativamente à taxa de câmbio do Metical, Zandamela afirmou que continua estável, não obstante a tendência recente para a depreciação, sendo que o país detém reservas internacionais em níveis confortáveis, suficientes para cobrir mais de seis meses de importações de bens e serviços.

Contudo, segundo Rogério Zandamela, prevalecem algumas incertezas na economia, sendo de notar os riscos de surgimento de novas variantes da Covid-19 e os desafios no âmbito da componente fiscal.

O governador frisou a necessidade de continuar a promover as potencialidades económicas do país, na perspectiva de atrair o Investimento Directo Estrangeiro do Qatar, em especial na componente de exploração de gás natural.

Destacou ainda o bom relacionamento existente entre o Banco de Reserva do Malawi e o Banco de Moçambique, salientando o memorando de entendimento assinado em 2017, que prevê a cooperação na componente de troca de informação em matéria de supervisão e regulamentação.

Nos encontros, separados, o governador apresentou felicitações pelas nomeações e desejou sucessos nas missões diplomáticas.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
+ posts

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here