20 C
Maputo
Quinta-feira, 28 - Março, 2024

PORTO DA BEIRA – MALAWI: Conclusão da interligação ferroviária prevista para 2022

+ Recentes

Alerto Bia aborda vida e ...

Nyusi diz que Manuel Tomé...

Mensagens enaltecem verti...

INATRO espera fiscalizar ...

A INTERLIGAÇÃO ferroviária Moçambique-Malawi, via linha férrea que passa pela ponte Dona Ana e Vila Nova da Fronteira, no distrito de Mutarara, província de Tete, poderá ser concluída até ao primeiro semestre do próximo ano.

Trata-se de uma via que foi interrompida em 1986, cujo restabelecimento irá assegurar a ligação do Malawi com o Porto da Beira, na província de Sofala, via Mutarara, facilitando o movimento de grandes volumes de carga a preços mais competitivos.

Após efectuar uma visita ontem, para conhecer o estágio das obras, a secretária do Estado em Tete, Elisa Zacarias, exortou a todos para aplicarem-se na sua conservação.

“Os trabalhos em Malawi, também estão em curso e muito brevemente, poderemos inaugurar. Mas é importante que toda a população possa ser vigilante para garantir que esta linha férrea não seja vandalizada”, advertiu.

Orçada em cerca de 30 milhões de dólares norte-americanos, a reconstrução do ramal Dona Ana -Vila Nova da Fronteira começou em Maio deste ano, e já estão construídos cerca de 44 quilómetros do lado moçambicano e 26 da parte malawiana.

O administrador executivo dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) na zona Centro, Anísio Bainha, explicou que, apesar de se estar à espera do Malawi, decorrem, do lado moçambicano, trabalhos técnicos de finalização, incluindo a sinalização e construção das linhas de cruzamento.

“Há trabalhos que podem ser feitos enquanto os comboios já estão a circular, mas não estamos com muita pressa, porque agora dependemos do Malawi. Se houver uma necessidade de fazer mais rápido, faremos”, esclareceu.

- Publicidade-spot_img

Destaques