19.2 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

PRODUÇÃO DE AÇÚCAR EM MOÇAMBIQUE: Tongaat Hulett anuncia recapitalização financeira

+ Recentes

Troço Montepuez-Mueda int...

Brigadista assassinado na...

Ponte de Baltimore colaps...

Prevalece chuva forte e t...

A TONGAAT Hulett, que explora as açucareiras de Mafambisse, em Sofala, e de Xinavane, Maputo, anuncia uma proposta de recapitalização, através de uma oferta de direitos de novas acções, parcialmente subscrita pela Magister Investments Limited, accionista e parceiro do grupo.

A injecção financeira em causa será feita em todas as unidades de produção que operam em toda a África Austral.

Em Moçambique, a Tongaat Hulett produz acima de 60 por cento do açúcar nacional, mantendo as suas contribuições na economia.

A Tongaat usa o sistema de fomento de produção de cana-de-açúcar, envolvendo as comunidades locais, integrando neste momento mais de três mil produtores independentes, organizados individualmente ou em associações. Estes fornecem cerca de 38 por cento da cana para o fabrico do açúcar.

Segundo uma nota do grupo recebida na Redacção do Notícias, as receitas da oferta serão utilizadas para reposicionar, de forma sustentável, o grupo e ajudar a assegurar o futuro dos seus cerca de 29 mil (no pico da época de colheita) trabalhadores, em operações na África do Sul, Moçambique, Zimbabwe e Botswana.

A equipa de gestão da empresa adoptou uma estratégia de recuperação nos últimos dois anos e meio, tendo melhorado a governação e a eficiência operacional reduzido a dívida.

Durante este período, a Tongaat alcançou uma redução de 42 por cento dos níveis de endividamento, através de alienações de activos, gestão de tesouraria e redução de custos.

O grupo considera que uma oferta de direitos bem sucedida irá reduzir mais a dívida de forma significativa, permitindo à gestão concentrar-se no reposicionamento da empresa para o crescimento a longo prazo.

A empresa afirma que está a explorar o potencial de alienação de propriedades para reduzir ainda mais a dívida e para proporcionar fluxo de caixa adicional, a longo prazo, e o potencial de co-investimento com promotores para criar fontes de receitas sustentáveis.

O montante do capital próprio a ser angariado e o preço da oferta de direitos está ainda por determinar, mas espera-se que permita à empresa reduzir a dívida para níveis sustentáveis.

A Magister Investments Limited subscreverá parcialmente a oferta de direitos até um máximo de dois mil milhões de randes, desde que a sua participação total na Tongaat não exceda 60 por cento, imediatamente após a implementação da oferta e da subscrição.

- Publicidade-spot_img

Destaques