19.8 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

Receitas de exportações podem reduzir este ano

+ Recentes

Chuvas destroem mais de m...

CS da ONU: Moçambique ape...

Porta de Titanic vendida ...

Condenados à morte por ho...

As receitas de exportações moçambicanas podem reduzir este ano, tendo em conta que nos primeiros seis meses de 2019 as vendas de carvão caíram mais de 20 por cento em relação ao ano anterior, uma tendência que o Banco de Moçambique acredita que poderá prevalecer em 2020.

No seu mais recente boletim de estabilidade financeira, o Banco Central dá conta que a provável redução da produção e exportação de carvão em 2020 decorre do facto de um grande operador de mineração deste produto, responsável por mais de 60 por cento da produção total nacional, pretender interromper as suas operações por um trimestre para operarmudanças destinadas a melhorar a sua produtividade.

Segundo o Banco de Moçambique, esta interrupção terá impacto no volume de receitas em moeda estrangeira do país, podendo afectar a taxa de câmbio, levandoassim ao agravamento do risco de mercado e, por sua vez, àinstabilidade financeira, tendo em conta a participação desta empresa nas vendas totais de moeda estrangeira no mercado interbancário.

No entanto, acrescenta a fonte, esta tendência pode ser atenuada pelos elevados níveis esperados de entradas de investimentos nos projectos de Gás Natural Liquefeito (GNL) a partir de 2020, que podem, de alguma forma, reduzir as pressões de liquidez em moeda externa nos próximos anos.

“O crescimento da economia moçambicana foi de 2,5% no primeiro trimestre de 2019 e de 2,3% no segundo trimestre, abaixo do crescimento potencial anual estimado em 7,0%. Para 2020, espera-se uma recuperação gradual”, refere o documento.

O rácio dívida pública/PIB apresenta uma tendência crescente,estando actualmente em torno de cem por cento, de acordo com informação do FMI.

No primeiro semestre do ano passado, a inflação desacelerou,em termos homólogos, para 2,3% em Junho de 2019 (4,4% em Junho de 2018), reforçando as projecções de inflação baixa e estável a curto e médio prazo.

“Os bancos também reduziram as suas taxas de juro nominais, mantendo inalteradas as taxas reais”, salienta.

Refira-seque no primeiro semestre de 2019 a actividade económica abrandou, reflectindo, fundamentalmente,os efeitos dos choques climáticos e a redução do preço internacional das principais mercadorias de exportação de Moçambique, com realce para o carvão.

O fraco desempenho das exportações e a consequente redução das divisas incentivam os desequilíbrios de mercado, contribuindo para a depreciação da paridade dólar americano por metical.

Para o Banco Central, essa evolução negativa resultou de preços mais baixos das “commodities”, particularmente preços do carvão, que conduziram a uma diminuição dos recursos provenientes do carvão exportado, responsável por mais de um quarto da base de exportação do país.

- Publicidade-spot_img

Destaques