27.4 C
Maputo
Sexta-feira, 29 - Março, 2024

Requalificação condiciona receitas no Porto de Nacala

+ Recentes

APÓS HARMONIZAR PROCEDIME...

EDITORIAL

Alerto Bia aborda vida e ...

Nyusi diz que Manuel Tomé...

A AUTORIDADE Tributária de Moçambique, em Nampula, considera que as obras em curso de requalificação do Porto de Nacala retardou a arrecadação de receitas planificadas para o presente ano, por as mesmas terem feito abrandar a dinâmica de dragagem de navios naquele porto.

O facto foi revelado recentemente pela delegada provincial da AT, Muanjuma Sualehe, num encontro com os funcionários de diversos sectores públicos, realizado na cidade de Nampula, com o objectivo de se fazer uma reflexão sobre a necessidade de eles absterem-se de práticas nocivas ao desenvolvimento do país, como por exemplo, o contrabando e fuga ao fisco.

Segundo aquela responsável, devido à situação dos 16 mil milhões de meticais planificados como meta de colecta de receitas para o presente ano, em Nampula, até agora foram arrecadados cerca de 14,6 mil milhões.

 “Apesar de a requalificação do Porto de Nacala ser um factor constrangedor na colecta de receitas, estamos a trabalhar de forma árdua e acreditamos que podemos alcançar a nossa meta. É por isso que pedimos a colaboração de todos, incluindo a sociedade civil, neste processo de arrecadação de receitas”, disse.

Porém, a delegada provincial da Autoridade Tributária em Nampula disse esperar que, depois da conclusão dessas obras, que é para o bem de todos, os resultados da colecta de receitas na província de Nampula possam vir a melhorar, já que o porto estará em óptimas condições de circulação e dragagem de navios.  

Muanjuma Suahele apontou a eclosão da pandemia do novo coronavírus no país como tendo sido um outro factor que terá influenciado negativamente na colecta de receitas no presente ano na província de Nampula.

A fonte disse que já foi criada uma equipa conjunta para o combate aos casos de fuga ao fisco, corrupção e contrabando que têm se registado na região, combate que, segundo ela, deve ser acompanhado pela adopção, por parte da sociedade, do espírito de denúncias sempre que houver suspeitas desses casos.

As obras de reabilitação do Porto de Nacala foram iniciadas em 2018. O atraso na entrega da empreitada deve-se à implementação das medidas restritivas no contexto da pandemia do novo coronavírus. Espera-se que, com a conclusão do projecto, o Porto de Nacala se torne uma referência regional de transporte marítimo com o aumento da capacidade de manuseamento de contentores.

- Publicidade-spot_img

Destaques