Home Economia TURISMO EM NA...

TURISMO EM NAMPULA: Investidores incentivados a explorar as potencialidades

733

AS autoridades da província de Nampula convidaram os investidores nacionais e estrangeiros a explorarem as potencialidades turísticas que a região oferece.

O convite foi feito, segunda-feira, pelo governador de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto durante as celebrações do Dia Mundial do Turismo, efeméride que se celebrou sob o lema, “Turismo para o crescimento inclusivo”.

Segundo ele, a província de Nampula dispõe de potencialidades turísticas que se traduzem em águas cristalinas, uma extensão de 460 quilómetros de costa, ilhas e praias, bem como paisagens, montanhas e as pinturas rupestres, que proporcionam a prática do turismo ecológico baseado na contemplação da natureza.

“Queremos ver os investidores a apostar na área de turismo e noutros sectores de actividade, pois existem zonas de interesse como as praias de Crusse e Jamal, assim como as ilhas 1 e 2 no distrito de Larde”, frisou.

Entretanto, o dirigente mostrou-se preocupado com a crise devido à  Covid-19, aliada à instabilidade política provocada pela auto proclamada Junta Militar da Renamo e pelos actos terroristas que assolam a província de Cabo Delgado.

Para Rodrigues Alberto, são fenómenos que interferem no desenvolvimento normal do turismo, condicionando o processo de arrecadação de receitas, a produção e o volume de investimento nacional e estrangeiro.

Apesar dessas adversidades, a fonte reconheceu o empenho dos operadores turísticos, realçando que os mesmos tiveram uma produção de cerca 435 milhões de meticais durante o primeiro semestre contra 194 milhões de meticais referentes a igual período do ano passado.

“O volume de investimentos aumentou de 55 milhões, no primeiro semestre de 2020, para mais de 92 milhões de meticais, representando um crescimento de 67 por cento”, acrescentou Alberto.

A celebração do Dia Mundial do Turismo foi marcada pelo plantio de 150 mudas de casuarinas numa área de 2.100 metros quadrados, para além de terem sido distinguidos  sete estabelecimentos hoteleiros e de restauração com o “Selo Limpo e Seguro”, à luz do Decreto número 99/2020.

Na  ocasião, o governante explicou tratar-se de uma iniciativa que visa proporcionar ao país e a província, em particular, condições para se tornar um destino limpo e seguro, transmitindo segurança e confiança aos hóspedes no contexto da pandemia.

Renovou os apelos aos operadores turísticos a reinventarem-se face aos desafios, praticando pacotes promocionais para assegurar a recuperação resiliente e perfeita do sector, bem como a massificar o turismo doméstico.