Director: Lázaro Manhiça

A PROVÍNCIA da Zambézia  pretende sair do actual marasmo económico e criar oportunidades de emprego para  jovens e mulheres através da exploração dos seus recursos naturais.

Para o efeito, as autoridades locaisacabam derealizar, na cidade de Mocuba, uma conferência internacional, onde o sector privado nacional e estrangeiro comprometeu-se em investir avultadas somas em dinheiro em projectos estruturantes.

Durante o evento, os homens de negócios comprometeram-se em desembolsar 4,3 biliões de dólares norte-americanos, montante visto como “uma lufada de ar fresco” para as pretensões dos órgãos de governação, que têm como principal objectivo para os próximos quatro anos transformar o potencial da província em riqueza real que possa contribuir para a melhoria de vida da população.

De referir que a falta de investimento directo ao longo dos anos transformou a província da Zambézia numa das mais pobres do país, o que contrasta com o  seu imenso potencial.

Actualmente a província da Zambézia contribui com dez por cento para o Produto Interno Bruto, uma percentagem que contrasta com os trinta por cento que representavam a contribuição na economia nacional da década oitenta.

Até aos anos oitenta a economia da província estava dependente das grandes companhias agro-pecuárias bem como da produção de chá, açúcar, pesca e turismo, que no total empregavam mais de 210 mil pessoas. Entretanto, devido a factores conjunturas a província  deixou de ter visibilidade no que tange à prosperidade económica.

Para reverter este cenário, a província está ávida em escrever uma nova história a partir da conferência de investimentos, realizada recentemente na cidade de Mocuba.

A também conhecida como Terra do Palmar quer sair do marasmo social e económico para dar oportunidade de emprego a jovens e mulheres através da exploração de recursos naturais.

 O governador provincial, Pio Matos, afirmou,durante a Conferência Internacional de Investimentos, ter chegado a hora de acção, porque a população da Zambézia não pode continuar a viver de promessas sem esperança.

 Segundo ainda Pio Matos, a província da Zambézia tem tudo para produzir a fim de combater a fome, processar e exportar, o que pode gerar altos níveis de renda para os produtores. Leia mais

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction