Director: Lázaro Manhiça

OS preparativos para o arranque de imunização dos profissionais de saúde na linha da frente do combate à Covid-19 deverão ser concluídos nos próximos dias, para dar lugar ao lançamento do Plano Nacional de Vacinação.

O Ministro da Saúde, Armindo Tiago, revelou que há um conjunto de etapas preliminares em curso e que vão determinar o início da vacinação. O processo de preparação incluiu a distribuição dos imunizantes pelas províncias e a formação dos técnicos de saúde que arranca hoje, em todo o país.

A escolha dos profissionais de saúde como grupo prioritário se deve ao facto de estes estarem sob risco elevado de contrair a infecção pelo novo coronavírus.

Nas fases subsequentes e assim que houver disponibilidade de mais vacinas, serão abrangidos outros cidadãos até que seja alcançada toda a população elegível (16.805.399), nos termos do plano nacional.

Tiago explicou que a vacinação vai abranger todos os profissionais de saúde nacionais, bem como os técnicos estrangeiros que forem autorizados a tomar o imunizante pelas autoridades dos seus respectivos países.

“A vacina que temos leva duas doses e o intervalo entre as duas tomas é de 21 dias. Significa que teríamos que fazer um cálculo desde a toma da primeira dose e mais 21 dias para a administração da segunda”, acrescentou.

Entretanto, as autoridades sanitárias anunciaram, no fim-de-semana, vinte e uma mortes e 97 internamentos devido à Covid-19. Com estes óbitos, sobe para 641 o cumulativo de pessoas que perderam a vida desde a eclosão da pandemia, em Março do ano passado.

As vítimas mortais são 17 homens e quatro mulheres, com idades compreendidas entre 25 e 80 anos, e perderam a vida nos estabelecimentos sanitários em que se encontravam hospitalizadas na cidade de Maputo e províncias de Maputo, Zambézia, Nampula e Cabo Delgado.

Os 97 pacientes que deram entrada nos centros de isolamento no fim-de-semana apresentavam complicações respiratórias, aliadas a outras patologias crónicas como a hipertensão arterial e a diabetes. Assim, o país tem 217 pessoas internadas.

No período em análise, foram detectados 1.132 casos positivos, o que eleva para 59.350 o cumulativo de infectados.

Entretanto, 1.290 pessoas foram declaradas recuperadas, elevando, deste modo, para 41.096 o cumulativo de pessoas que se viram livres da doença e 17.609 casos activos, na sua maioria na cidade e província de Maputo, considerados epicentro da pandemia.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction