Director: Lázaro Manhiça

A VACINAÇÃO de profissionais da saúde, não deve condicionar o normal funcionamento do atendimento aos doentes e outros utentes nas unidades sanitárias, apelou o Ministro da Saúde, Armindo Tiago, aos profissionais do sector.

Tiago falava, na manhã de hoje, durante a cerimónia que deu início à campanha nacional de vacinação contra a Covid-19, tendo sido lhe administrado a vacina como primeiro profissional da saúde.

Na ocasião, apelou a colaboração dos profissionais do sector a diversos níveis, (médicos, enfermeiros, pessoal auxiliar), que fazem parte do primeiro grupo a beneficiar-se desta vacinação, para que o processo decorra da maneira mais ordeira e eficiente possível, respeitando as escalas nas unidades sanitárias.

Exortou ainda ao povo moçambicano, às organizações socio-profissionais de saúde, organizações políticas e da sociedade civil, para que todos se empenhem para o sucesso da campanha de vacinação.

“Devo justificar por que é que aceitei ser o primeiro a ser vacinado para demonstrar que o Governo de Moçambique faz as coisas com seriedade, por isso, eu aceitei a ser o primeiro cidadão a ser vacinado contra a covid-19”, argumentou Armindo Tiago.

A fonte explicou ainda que, existe na sociedade muitas correntes que dizem: “as vacinas são maléficas e não são eficazes”, mas na vida tomamos muitas vacinas e medicamentos que eventualmente não sabemos os seus benefícios e eficácia, lamentou.

Segundo o dirigente, nos próximos dias, brigadas móveis irão vacinar idosos nos seus respectivos lares, funcionários das morgues e coveiros dos cemitérios municipais que constam como grupo prioritário.

Nas fases subsequentes, e assim que houver disponibilidade de mais vacinas, será abrangida toda a população elegível, que totaliza, 16.805.399 cidadãos, detalhados no plano de vacinação.

O imunizante denominado Vaccine (Vero Cell), inactiva o SARS COV-2, como medida complementar de prevenção e combate à Covid-19, com uma eficácia de 79.3% contra doença sintomática e 100% contra doença moderada a grave. É administrada por injecção intramuscular na parte superior do braço, em duas doses, com um intervalo de 21 dias.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction