Director: Lázaro Manhiça

O GOVERNO vai continuar a desencadear acções para assegurar mais doses de vacina contra a Covid-19, com vista à implementação do Plano Nacional de Vacinação que prevê abranger cerca de 17 milhões de pessoas.

A garantia foi dada, ontem, no Aeroporto Internacional de Maputo, pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, no acto da recepção de 484 mil doses de vacina Covishield da farmacêutica Serum Institute of India. Deste lote, 100 mil são donativo do Governo Indiano e as restantes chegam ao país no âmbito da iniciativa global Covax, através do qual se pretende assegurar o acesso equitativo e justo a imunizantes seguros e eficazes a todos os países.

Na sua intervenção, Do Rosário garantiu que as vacinas serão utilizadas de forma transparente e criteriosa, respeitando o plano de vacinação divulgado semana passada.

“Esta vacina, de marca Covishield, que acabamos de receber está a ser administrada em vários países da Europa, África, Ásia e Amércia, com o objectivo de reduzir as formas graves e mortes por Covid-19”, sublinhou.

Presente no momento da chegada da vacina, o embaixador da União Europeia, Antonio Gaspar, revelou que Moçambique vai receber, nos próximos meses, mais dois milhões de doses, no âmbito do mecanismo Covax.

“A meta é distribuir, até ao final do ano, dois mil milhões de vacinas no mundo. Até agora estão a ser mobilizados mais de 100 mil milhões de euros nesta iniciativa sem precedentes, pela sua rapidez e alcance. A comunidade internacional está unida para identificar vacinas disponíveis e seguras, organizando a maior campanha de imunização da história da humanidade”, acrescentou.

A coordenadora residente das Nações Unidas, Myrta Kaulad, referiu, por seu turno, que as mulheres e seus filhos foram desproporcionalmente afectados pela crise gerada pela pandemia da Covid-19, tendo que enfrentar dificuldades enquanto cuidam e educam as crianças em casa.

Manifestou a sua satisfação pelos esforços multi-laterais e disposição de apoiar Moçambique e apelou à população para aderir à vacinação e aos órgãos de comunicação social a divulgarem informação correcta sobre o processo.

Já o embaixador da Índia, Ankan Banerjee, realçou que a disponibilização dos imunizantes resulta dos esforços conjuntos que a comunidade internacional iniciou no combate à pandemia. Acrescentou que o seu país se tornou “casa de produção” de vacinas do mundo e o fármaco constitui um presente do povo indiano para o mundo.

A cerimónia de recepção das vacinas contou com a presença do Ministro da Saúde, Armindo Tiago, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves, membros do corpo diplomático de países que apoiam o mecanismo Covax e parceiros de cooperação.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction